ashketum
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| Assunto: [Tutorial] O basico sobre variáveis Qua Fev 08, 2012 12:02 pm | |
| O Básico sobre VariáveisIntroduçãoOlá aldeões, hoje vou explicar um pouco sobre Variáveis, não irei explicar algo tão complexo pois essa aula e mais para pessoas que não entende muito sobre elas ou quem esta começando agora no RPG Maker e pretende ser um eventer. Bom vamos ao que interessa.O que são Variáveis?Variáveis, também conhecida como Var (s) são um sistema usado para memorizar determinado número, ou seja, ele guardo um valor que pode ser usado mais a frente para algo, com por exemplo: O Herói precisa adquirir X de determinado item, vou pegar como exemplo uma Poção de cura. Agora como o o "jogo" vai saber que o Herói pegou a quantidade determinada de Poções? Ai que entram as variáveis, elas tem esse simples trabalho de memorizar determinada coisa. Vamos a um exercício simples: Abra o RPG Maker, como exemplo vou usar o RPG Maker VX Ace. Agora com a nossa engine aberta vamos para o modo de edição de eventos. Cria em evento em algum lugar do mapa, feito isso selecione o gráfico de alguma pessoa e configure da seguinte forma: - Citação :
<>Estrutura condicional:Variável [0001Poções] == 3 <>Texto de exibição:'Actor1', 0, Normal, Abaixo : :Muito Obrigado! <> : Excessão <>Texto de exibição:'Actor1', 0, Normal, Abaixo : :Traga-me 3 Poções! <> : FIM <> Bom vamos analisar o que ali esta, na primeira linha nos temos um estrutura de condição para que a variável X seja igual a 3 ([0001Poções] == 3), na segunda linha nos temos um exibição do texto, que só ira ser exibida caso o Herói tenha as 3 poções, logo abaixo temos a excessão que faz com que seja exibida uma mensagem com o texto "Traga-me 3 poções!". Cria outro evento e configure ele para te dar 3 poções. Salve o projeto e testo, primeiro fale com o homem que lhe pede as poções veja que ele ira dizer a frase da excessão, fale com o outro evento que lhe da as 3 poções e fale novamente com o primeiro npc, veja que ira acontecer a mesma coisa. Agora você deve estar se perguntando o porque disso, afinal você tem as 3 poções certo? Isso acontece pelo simples fato de não termos configurado a variável para checar se você tem X Poções. Vamos fazer isso agora. Volte ao editor e no evento do npc que lhe pede as poções adicione isso no começo do evento, mas lembres-se tem que ser no inicio do evento se não você ira ter o mesmo resultado do primeiro teste. Para adicionar o comando no inicio do evento clique duas vezes na primeira linha e selecione Controle de Variável, na nova janela que se abriu selecione Informação, em seguida clique no "..." e selecione Item e então selecione a Poção, pronto agora só clicar no OK e aplicar a alteração clicando em aplicar e depois em OK. Excelente agora vamos testar novamente, faça o mesmo processo de antes. Agora funcionou certo? Como tinha dito antes, não havia funcionado de primeira pois não tinha-mos definido a função da variável, e foi o que fizemos agora. Bom espero que tenham entendido tudo, encontro vocês na próxima aula, até o/ |
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