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 [Tutorial] O basico sobre variáveis

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ashketum
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MensagemAssunto: [Tutorial] O basico sobre variáveis   Qua Fev 08, 2012 12:02 pm

O Básico sobre Variáveis

Introdução

Olá aldeões, hoje vou explicar um pouco sobre Variáveis, não irei explicar algo tão complexo pois essa aula e mais para pessoas que não entende muito sobre elas ou quem esta começando agora no RPG Maker e pretende ser um eventer. Bom vamos ao que interessa.

O que são Variáveis?

Variáveis, também conhecida como Var (s) são um sistema usado para memorizar determinado número, ou seja, ele guardo um valor que pode ser usado mais a frente para algo, com por exemplo: O Herói precisa adquirir X de determinado item, vou pegar como exemplo uma Poção de cura. Agora como o o "jogo" vai saber que o Herói pegou a quantidade determinada de Poções? Ai que entram as variáveis, elas tem esse simples trabalho de memorizar determinada coisa. Vamos a um exercício simples:

Abra o RPG Maker, como exemplo vou usar o RPG Maker VX Ace. Agora com a nossa engine aberta vamos para o modo de edição de eventos. Cria em evento em algum lugar do mapa, feito isso selecione o gráfico de alguma pessoa e configure da seguinte forma:
Citação :
<>Estrutura condicional:Variável [0001Poções] == 3
<>Texto de exibição:'Actor1', 0, Normal, Abaixo
: :Muito Obrigado!
<>
: Excessão
<>Texto de exibição:'Actor1', 0, Normal, Abaixo
: :Traga-me 3 Poções!
<>
: FIM
<>
Bom vamos analisar o que ali esta, na primeira linha nos temos um estrutura de condição para que a variável X seja igual a 3 ([0001Poções] == 3), na segunda linha nos temos um exibição do texto, que só ira ser exibida caso o Herói tenha as 3 poções, logo abaixo temos a excessão que faz com que seja exibida uma mensagem com o texto "Traga-me 3 poções!". Cria outro evento e configure ele para te dar 3 poções. Salve o projeto e testo, primeiro fale com o homem que lhe pede as poções veja que ele ira dizer a frase da excessão, fale com o outro evento que lhe da as 3 poções e fale novamente com o primeiro npc, veja que ira acontecer a mesma coisa. Agora você deve estar se perguntando o porque disso, afinal você tem as 3 poções certo? Isso acontece pelo simples fato de não termos configurado a variável para checar se você tem X Poções. Vamos fazer isso agora. Volte ao editor e no evento do npc que lhe pede as poções adicione isso no começo do evento, mas lembres-se tem que ser no inicio do evento se não você ira ter o mesmo resultado do primeiro teste. Para adicionar o comando no inicio do evento clique duas vezes na primeira linha e selecione Controle de Variável, na nova janela que se abriu selecione Informação, em seguida clique no "..." e selecione Item e então selecione a Poção, pronto agora só clicar no OK e aplicar a alteração clicando em aplicar e depois em OK. Excelente agora vamos testar novamente, faça o mesmo processo de antes. Agora funcionou certo? Como tinha dito antes, não havia funcionado de primeira pois não tinha-mos definido a função da variável, e foi o que fizemos agora.

Bom espero que tenham entendido tudo, encontro vocês na próxima aula, até o/
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